0

Me formei em psicologia em 2014, desde então tenho acompanhado a evolução da sociedade em relação ao tabu: “psicólogo é coisa de louco”. Percebo também que esta frase só é dita da boca para fora de pessoas que não possuem um conceito de loucura e menos ainda de psicologia. Portanto, no dia mundial da saúde mental, 10 de outubro, resolvi tornar a minha opinião pública sobre o assunto e assim contribuir com a quebra deste paradigma, pois psicólogo é coisa de ser humano!

 

           O ser humano é uma das maiores complexidades da natureza, afinal temos no mundo mais de 7 bilhões de mentes diferentes, todas elas podem estar diante do mesmo cenário e situação, porém cada uma reagirá de forma diferente, a partir de suas experiências de vida e personalidade. Logo, também não é tão fácil compreender cada pessoa e os seus sistemas cognitivos e para isso, um psicólogo estuda no mínimo 5 anos, para ter embasamento científico e filosófico sobre o comportamento humano.

 

           O psicólogo clínico é como se fosse um espelho do paciente, pois o seu papel é mostrar para o paciente/cliente o seu próprio funcionamento cognitivo, ou seja, como determinado ser humano vem trabalhando os seus conteúdos internos e como isto impacta os seus sentimentos e comportamentos externos. Procurar um psicólogo então, é cuidar da sua saúde mental em qualquer momento da vida. Não existe idade, sexo ou mesmo um problema específico que deva dar origem a esta busca.

 

           Para prevenir também transtornos mentais é importante que as pessoas conheçam as suas potencialidades psíquicas. Que tal você dedicar alguns minutinhos para pensar sobre isso? Reflita:

 

- Quando você está em uma situação difícil, quais os pensamentos que te impulsionam a reagir?

- Em que momento você para ouvir os próprios pensamentos?

- Você está feliz com os pensamentos que tem tido?

- O que tem feito para relaxar a mente?

- Hoje você teve mais sentimentos positivos ou negativos? Pense em quais são eles.

- Em geral você tem tido mais sentimentos positivos ou negativos? Pense em quais são eles.

- Os resultados da sua vida, são os resultados que você quer para você?

 

Presenteio você leitor, com as próprias respostas! Se você está cuidando da sua saúde mental, parabéns e compartilhe o que vocês está fazendo, se você não está, a hora é agora, pois as coisas só mudam, quando o dono do mundo muda! Você é o dono do seu mundo, lembre-se sempre disto!

 

 

Vanessa de Oliveira

#Valorizaçãodavida #Souodonodomeumundo #Saúdemental #Psicologia #Tsurus #Positividade


tsurustsurus psicologiao que é psicologiapsicologiapsicologosvalorização da vidasou o dono do meu mundosaúde mentalpostividade