saudemental

A Psicóloga Alessandra Baldin foi convidada a falar um pouco sobre a importância da Saúde Mental. Confira abaixo:

 

A Saúde Mental envolve uma série de coisas como o saber lidar com as emoções, buscar apoio profissional, conhecer os próprios limites, saber dizer ‘não’, praticar esportes, aprender alguma técnica de respiração, ter uma boa alimentação, estar bem consigo mesmo e com os outros, se socializar adequadamente, aceitar e superar as exigências da vida. Precisamos cuidar da saúde mental assim como cuidamos do nosso corpo, que quando estamos com problemas vamos a um especialista no assunto, é assim também com a saúde mental, quando nossa mente não está bem, temos que ir a profissionais competentes com conhecimento científico no assunto. Nossa mente é tão importante que se ela parar o corpo não responde adequadamente aos nossos comandos, como consequência afeta a saúde de nosso corpo, fraqueza, irritabilidade, nervosismo, baixa autoestima, dificuldades nos ambientes familiares, sociais e profissionais podem ser gerados por não ter saúde mental.

 

Saúde mental também é estar bem consigo mesmo, saber lidar com as emoções e manter hábitos saudáveis, particularmente vejo que muitas pessoas estão se voltando ao ‘ter’ e ao ‘ser alguém’, estamos num mundo cada vez mais rápido, e os indivíduos esquecem-se de que somos seres humanos e precisamos de exercícios físicos, alimentação saudável, um tempo para respirar e aquele tempinho de não fazer nada, e de acordo com pesquisas, as doenças do século são ansiedade, depressão e suicídio, infelizmente. Os profissionais de psicologia são orientados para em casos mais delicados o serviço multiprofissional, em que se envolvem principalmente psicólogo e psiquiatra, de modo cognitivo, a terapia cognitivo-comportamental entende o mecanismo mais profundo que a pessoa utiliza para lidar com a vida, pois para uma pessoa que está em desequilíbrio, frases motivacionais podem funcionar no dia, porém o transtorno acabam voltando, a cognitivista entende quais são as crenças chaves que a pessoa sustenta, seus pensamentos e comportamentos e ensina estratégias de enfrentamento para que o individuo consiga sair do ciclo ou se manter diante das crises.

 

A sociedade atual vem enfrentado um desafio gigante no que se refere à saúde mental, por um lado vejo ótimos avanços históricos, principalmente em relação à reforma psiquiatra e o atendimento humanizado, isso é ótimo para quebrar o tabu de que psicólogo e psiquiatra são apenas coisas para ‘louco’ ou ‘doente’, as novas gerações estão cada vez mais entendendo que psicólogo é coisa para ser humano, o triste é que as novas gerações estão enfrentando uma mudança de paradigmas e isso pode contribuir para uma saúde mental desqualificada. Quando falamos sobre saúde mental logo associamos a ausência de transtornos mentais, porém saúde mental é você trabalhar a mente, saber os próprios limites e conseguir ter uma boa habilidade social (inter e intrapessoal).

 

Algumas dicas para manter um bom relacionamento consigo mesmo é fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, praticar de alguma forma de relaxamento através da respiração e se possível fazer um acompanhamento psicológico, essas são ótimas formas de cuidar da saúde mental.

 

Ótimas dicas né?! Se precisar de mais informações, confira abaixo um pouco mais sobre a profissional e contato.

 

 

Psicóloga Alessandra K. Baldin

 

Co-Fundadora da empresa ‘Tsurus – Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas’; Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em TREC (Terapia Racional Emotiva Comportamental) pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) em Campinas; Graduação em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí e tem curso de formação em Programação NeuroLinguística (PNL) pelo Instituto Você em Atibaia.

 

 

Tsurus - Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas

 

A Tsurus é uma consultoria especializada nos temas de psicologia e desenvolvimento de pessoas. Acreditamos na educação e psicoeducação como instrumentos de transformação. Trabalhamos com Psicologia para psicólogos, psicologia para não psicólogos, desenvolvimento de competências e desenvolvimento de líderes.

O nosso jeito de fazer é acreditando no brilho e intensidade de nosso trabalho! “Acreditar, voar e alcançar”

Saiba mais informações e contato no link: http://bit.ly/2WA7Ylc